GLOSSÁRIO DE PRODUTOS ELETRÔNICOS:


A

Absorção
Característica de certos materiais trocarem energia com o som. Materiais porosos normalmente transformam energia acústica em calor, resultando na chamada absorção sonora. Materiais de alta absorção sonora são, por exemplo, espuma, lã de vidro e carpete. 

Adaptador VHS-C
Permite a reprodução ou gravação de uma fita VHS-C (normalmente utilizada em câmeras compactas) diretamente em um videocassete VHS. 

Agudos
Freqüências sonoras acima de 6.000 Hz. Exemplo: prato de bateria.

Amplificador de Potência
Aparelho cuja única função é amplificar o sinal de áudio. Pode ser mono, estéreo ou multicanais e é utilizado com pré-amplificador e/ou processador do tipo Dolby Pro Logic, Dolby Digital ou DTS. Quando o pré-amplificador já faz parte do aparelho, ele passa a chamar-se amplificador integrado. 

Analógico
Áudio ou vídeo representado por sinais continuamente variáveis, como os extraídos pela agulha do toca-discos ao percorrer os sulcos de um disco de vinil ou pela cabeça de reprodução de um cassete-deck ou videocassete ao entrar em contato com a fita em movimento. No processo analógico, os sinais de áudio e de vídeo são gravados e reproduzidos sem o uso de códigos ou algoritmos. (Veja "Digital".)

Antena Parabólica
Tem a função de captar as ondas eletromagnéticas transmitidas pelos satélites e concentrar em um único ponto os sinais provenientes de um satélite com o mínimo de perdas e máxima rejeição de sinais espúrios e ruídos. Existem alguns tipos de antenas, entre eles: Off Set (foco deslocado) e a Focal Point (ponto focal). 

Anti-Clip
Nas audições a níveis elevados de volume e/ou com os presets de equalização acionados, esse circuito monitora continuamente o sinal de áudio e reduz automaticamente o volume ao detectar o aparecimento de distorções. 

Ativo
Circuito que trabalha alimentado por energia elétrica. Exemplo: crossover ativo, subwoofer ativo, que é aquele que possui amplificador incorporado à caixa acústica. 

Auto Head Cleaner
Esse dispositivo limpa as cabeças de vídeo automaticamente toda vez que uma fita é colocada ou retirada do compartimento do videocassete. Tal recurso ajuda a manter uma excelente qualidade de imagem por muito tempo, minimizando a necessidade de produtos de limpeza ou mesmo serviços profissionais. 

Auto Reverse
Sistema que permite reproduzir automaticamente os dois lados da fita, sem a necessidade de retirá-la do compartimento do cassete. 

Auto Space
Permite inserir um espaço silencioso entre uma música e outra durante a cópia de um CD para fita.

Auto Switch Off / Auto Off
Desliga automaticamente o televisor, alguns minutos após a emissora sair do ar. 

B

Balanço
Recurso que permite regular a intensidade de som em cada canal estéreo.

Bass Reflex
Sistema de caixas acústicas em que a resposta de graves do woofer é reforçada por um mais dutos ou aberturas no gabinete. O comprimento e o diâmetro desse duto são calculados através de um programa de computador com base nas características do woofer e no volume interno da caixa acústica. Atualmente é o sistema mais usado, devido à sua grande eficiência na reprodução dos sons graves. 

Blindagem Magnética
Proteção que inibe ou enfraquece o campo magnético gerado pelos alto-falantes de uma caixa acústica. Sua finalidade é impedir que esse campo magnético provoque distorções nas cores ou manchas no tubo de uma TV colocada ao lado das caixas.

C

Cabeças
Dispositivos magnéticos responsáveis pela leitura ou gravação de fitas de áudio ou de vídeo.

Caixa Central
Caixa acústica utilizada no canal central dos equipamentos de home-theater com decodificador Dolby Pro-Logic, Dolby Digital ou DTS. É a caixa responsável pela reprodução dos diálogos e do som de todas as ações vistas na tela. 

Caixas Satélites
Caixas compactas responsáveis principalmente pela reprodução dos sons médios e agudos. Em um sistema de home-theater elas são utilizadas para reproduzir os sons dos canais frontais e de surround. Utilizadas em conjunto com uma caixa maior "subwoofer" que reproduz os sons mais graves provenientes de todos os canais.

Caixas Surround
Nome técnico dado às caixas de um sistema de home theater, responsáveis pelos efeitos de surround (envolvimento total do som). Essas caixas são colocadas lateralmente ou atrás da posição de audição. 

Camada Dupla
DVDs em que os sinais de áudio e de vídeo são gravados em duas profundidades em um mesmo lado do disco. Isso dispensa a utilização dos dois lados do disco no caso de filmes cuja duração ultrapassa o espaço disponível em um único lado. 

Canal de Áudio
Nome que se dá a um dos canais através dos quais os sinais de áudio são distribuídos. Quando é utilizado um único canal, a gravação ou reprodução é monaural ou simplesmente mono, passando a se chamar estéreo quando os sons são distribuídos através de dois canais. No home-theater os sons são distribuídos através de quatro (Dolby Pro-Logic) ou seis canais (Dolby Digital e DTS), para gerar uma maior sensação de envolvimento com as ações dos filmes. É importante ressaltar que os canais não devem ser confundidos com as saídas de caixas acústicas. Exemplo: pode-se ligar duas ou mais caixas acústicas em um único canal do sistema mono, resultando em várias caixas tocando o mesmo som.

CD Changer
Toca-discos laser capaz de reproduzir automaticamente três ou mais CDs. Este tipo de toca-discos pode apresentar-se na forma de: carrossel (gaveta), magazine ou stack. 

- Carrossel - Nesse tipo, uma gaveta se abre dando acesso a uma bandeja, onde podem ser colocados de três a cinco CDs. 

- Magazine - Espécie de cartucho dividido em seções para a acomodação dos discos, normalmente em número de seis. Esse cartucho é inserido no CD-Changer para a reprodução dos discos nele contidos. Além do magazine para seis CDs, alguns CD-Changers têm uma gaveta separada para a reprodução de um sétimo CD.

- Stack - Neste caso, é o próprio mecanismo interno que acomoda os discos, dispensando o uso de um magazine. Também no caso do stack, pode existir uma gaveta extra para a colocação de um sétimo CD. 

CD Gravável
Também chamado CD-R (CD-Recordable) ou CD-RW (CD-Rewritable), é um tipo de disco semelhante ao CD normal, mas que permite gravar digitalmente sinais de áudio. O CD-R pode ser gravado uma única vez, enquanto que o CD-RW admite vários ciclos de gravação e apagamento. 

CD High Speed Copy
Permite a cópia do CD para fita na metade do tempo. 

CD Synchro
Permite o sincronismo entre o CD Player e o Cassete-Deck no processo de gravação.

Cinescópio 
Nome técnico do tubo de imagem utilizado nos televisores. 

Cinescópio Invar
Cinescópio de última geração, promovendo imagens com maior brilho e contraste. 

Closed Caption
Apresenta, através de legendas, o som original do programa, desde que o mesmo tenha sido gravado neste sistema. Nos EUA, este sistema é obrigatório, a fim de beneficiar os deficientes auditivos. 

Cone
Elemento dos alto-falantes responsável pela movimentação do ar e, conseqüentemente, pela geração dos sons.

Continuous Play
Recurso que permite ouvir músicas por um tempo maior, sem interrupções, através da reprodução contínua de um dos lados das fitas colocadas nos decks A e B. nos decks com Dual Auto Reverse, ambos os lados das fitas são reproduzidos. 

Controle para Bloqueio de Programas
Permite ao usuário criar uma senha para bloquear os canais ou determinados programas que sejam impróprios para crianças.

Controle Remoto Integrado para Banda C
Controla todas as funções do Digital Homesat e permite controlar o receptor da Banda C (parabólica). 

Controle Remoto Multimarcas
Tipo de controle que pode ser ajustado pelo consumidor para operar as principais funções de televisores, videocassetes e outros aparelhos de diversas marcas. 

Conversor Digital/Analógico (DAC)
O som dos CDs e as imagens dos DVDs são gravados na forma de sinal digital (número formado pela combinação dos algarismos "0" e "1"). Para que possamos ver e ouvir esses sons e imagens, os CD-players e DVD-players possuem conversores para transformar esses números nos sinais analógicos originais. 

Conversor Analógico/Digital (A/D)
Equipamento utilizado com a finalidade de transformar sinais analógicos de áudio ou de vídeo em sinais digitais. Ver "Conversor Digital/Analógico" (DAC). 

Crossover
Circuito que divide o espectro sonoro em pelo menos duas faixas de freqüências de áudio. 

D

Decoder Interno Dolby Digital (AC-3)
Com este recurso pode-se conectar diretamente o DVD-player a um receiver Dolby Digital-Ready, dispensando, assim, a utilização de um receiver Dolby Digital, normalmente mais caro. 

Decodificador
Equipamento ou circuito capaz de transformar áudio ou vídeo gravados na forma comprimida em sinais que possam ser ouvidos através de um equipamento de som ou vistos na tela de um televisor. Serve também para designar um circuito que converte um sinal matriciado de áudio em múltiplos canais.

Definição de Imagem
Indica a qualidade dos contornos e a capacidade de revelar detalhes finos da imagem, como fios de cabelo, por exemplo.

Delay
Atraso no domínio do tempo do(s) canal(is) traseiro(s) em relação aos canais frontais dos equipamentos Dolby Pro-Logic, Dolby Digital e DTS.

DHS
Digital Home Sat - Nome utilizado com exclusividade pela Gradiente para os sistemas Direct to Home.

Digital
Sistema de gravação, reprodução ou transmissão em que os sinais de áudio ou de vídeo são representados através de números compostos apenas de 0s e 1s (binários), como na linguagem dos computadores. Isso assegura uma maior precisão na preservação da integridade dos sinais e, quando esses sinais são adequadamente filtrados, permite a eliminação de ruídos e interferências, como chiados, chuviscos e fantasmas. (Veja Analógico.)

Digital Comb Filter
Circuito responsável pela separação dos componentes de crominância e luminância de um sinal de vídeo, melhorando a resolução e proporcionando imagens mais nítidas e sem interferências. 

Distorção Harmônica Total (DHT)
Medida de áudio que quantifica em porcentagem a taxa de distorção de um amplificador. Em inglês, THD (Total Harmonic Distortion). 

Dolby B e C
Tipos de sistemas de redução de ruído (chiado) desenvolvidos pela Dolby Laboratories, Inc. para utilização em gravadores cassete. 

Dolby Digital (AC-3)
Sistema digital de compressão de áudio extremamente avançado desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc. Esse sistema permite a geração de até 6 canais totalmente independentes: 3 para as caixas acústicas frontais, 2 para as caixas surround e mais um canal exclusivo (LFE) para alimentar um subwoofer ativo. A resposta de freqüências dos canais frontais e de surround cobre toda a faixa audível (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o canal LFE cobre as freqüências de 80 Hz para baixo. O resultado é um som simplesmente espetacular, que proporciona uma sensação de envolvimento total. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Digital. É o padrão adotado para o DVD e para a TV de alta definição (HDTV). 

Dolby HX-PRO
Sistema desenvolvido pelos laboratórios da Dolby para reduzir distorções nas altas freqüências ao se gravar uma fita cassete. É importante ressaltar que este sistema não é redutor de ruídos. 

Dolby Pro-Logic
Sistema de decodificação desenvolvido pelos laboratórios da Dolby. A partir de uma fonte (fita de vídeo, disco DVD ou LD) com a necessária codificação, gera quatro canais de áudio: três frontais e um de surround. O canal de surround é distribuído para duas caixas acústicas. Os três canais frontais reproduzem toda a faixa de freqüências audíveis (de 20 Hz a 20 kHz), enquanto que o de surround tem a sua resposta limitada à faixa de 100 Hz a 7 kHz. Para que o ouvinte sinta os efeitos especiais que essa tecnologia proporciona é necessário que a fonte tenha a codificação Dolby Stereo/ Dolby Surround. 

Dolby Stereo
Nome do sistema de surround da Dolby na sua versão para os cinemas. O logotipo Dolby Stereo identifica também laser-discs e fitas VHS compatíveis com o sistema Dolby Pro-Logic. 

Dolby Surround
Sistema de codificação do canal de surround e do canal central em uma trilha sonora com apenas dois canais (estéreo). A partir dessa trilha sonora estéreo, um decoder Dolby Pro Logic é capaz de extrair o som dos três canais frontais e do canal de surround. 

Down Link
Descida de sinal.

DSP (Digital Signal Processor)
Processador digital. Nos equipamentos de áudio, gera efeitos de equalização, delay, ou eco, procurando simular determinado ambiente, como bar, ginásio, etc.

DTH/SKY
Direct to Home - Sistema Digital de Transmissão e recepção de TV via satélite. Utiliza mini antena parabólica com decodificador digital que recebe o sinal e o trata digitalmente, garantindo imagem de qualidade e som de CD. 

DTS (Digital Theater Systems)
Sigla que identifica a empresa que criou esse sistema de compressão de áudio que é hoje o principal competidor do Dolby Digital, gerando como este 6 canais totalmente independentes. Projetado inicialmente para uso em cinemas, começa a aparecer lentamente em discos DVD. Para sua utilização, é necessário que o DVD esteja gravado com DTS e que o DVD-player seja capaz de ler o disco e de passar o sinal para um receiver ou decodificador DTS. 

Dual Auto Reverse
Mudança automática do lado da fita nos decks 1 e 2.

DVD-Player
Aparelho capaz de reproduzir som e imagem de alta qualidade a partir de um pequeno disco (DVD) óptico com gravação digital e leitura a laser, semelhante a um CD. Os discos DVD têm potencial para oferecer recursos especiais como comentários do diretor, entrevistas com atores, trailer de apresentação nos cinemas, making of, várias opções de idiomas para os diálogos e para as legendas e até a escolha do ângulo de filmagem preferido em determinadas cenas (desde que as informações estejam contidas no disco). 

E

Entrada Auxiliar
Entrada localizada na parte traseira do aparelho de som, específica para ligação de outros equipamentos, como, por exemplo, um CD-player ou um videocassete. 

Entradas Component Vídeo
Presentes em alguns televisores mais sofisticados e destinadas aceitar os sinais de saída correspondentes gerados por um DVD-player. Ver "Saídas Component Video". 

Entrada S-Video
Proporciona melhor qualidade à imagem reproduzida por um videocassete Super VHS, LD-player ou DVD-player, garantindo um melhor aproveitamento da capacidade de alta resolução dessas fontes quando comparada com uma entrada de vídeo composto. Ver "Saída S-Vídeo". 

Equalizador Eletrônico com Presets
(Veja "Presets de Equalização".)

Equalizador Eletrônico com Users Presets (Equalizações Programáveis)
Os ajustes podem ser feitos pelo usuário e programados em uma ou mais posições de memória. 

Equalizador Gráfico 
O equalizador gráfico pode ser considerado como uma ampliação dos controles normais de graves e agudos. Enquanto os controles de graves e agudos permitem o realce ou atenuação dos sons somente em duas regiões da faixa de freqüências, tipicamente em 100Hz (graves) e 10 Hz (agudos), os equalizadores oferecem maior flexibilidade, possibilitando que um maior número de freqüências sejam ajustadas. Os equalizadores gráficos podem ser dos tipos: Eletrônico com Presets, Eletrônico com User Presets e Mecânico. 

Equalizador Mecânico
É o ajuste realizado através de teclas deslizantes, que você pode movimentar para cima ou para baixo de acordo com o efeito desejado.

Equilíbrio de Branco
O ajuste do equilíbrio de branco é efetuado para compensar as variações de temperatura de cor provocadas por diferentes fontes de luz, de forma que o branco apareça branco na gravação e as demais cores sejam reproduzidas com maior fidelidade. 

Estéreo
Sistema de som com dois canais, esquerdo e direito. (Veja "Canal de Áudio"). No caso dos videocassetes, existem dois tipos de gravação estéreo: a linear, com as cabeças de áudio fixas e a hi-fi com cabeças giratórias. No primeiro caso, a resposta de freqüências é limitada, enquanto que no segundo ela cobre toda a faixa de freqüências audíveis (20 Hz a 20 kHz). Os videocassetes estéreo linear não são mais fabricados. 

F

Fade In/Out 
Recurso oferecido por algumas câmeras de vídeo que evita mudanças bruscas nas cenas, fazendo com que a imagem apareça e desapareça gradativamente no início e no fim das gravações. 

Fonte de Sinal
Nome dado a todo equipamento que gera sinal de vídeo, áudio ou ambos. Ex.: CD, videocassete, DVD, etc. 

Foot Print
É um diagrama que representa a área de cobertura de recepção de um determinado satélite, indicando a respectiva potência irradiada em cada contorno. Este dado determina o tamanho necessário da antena parabólica. 

Formato 16:9
Tipo de formato de tela dos televisores widescreen (formato de tela de cinema). Esse formato foi adotado como padrão para o DVD e para a TV digital (HDTV e SDTV). Também pode ser expresso na forma 1,78:1.

Formato 4:3
Tipo de formato de tela dos televisores normais. Também pode ser expresso na forma 1,33:1. 

Freqüência
Característica física do som medida em ciclos por segundo (hertz). Freqüências baixas estão relacionadas com sons graves, as médias com sons médios e as altas com os sons mais agudos. 

Full Auto Stop
Recurso que faz com que o cassete-deck se desligue automaticamente ao final da fita durante a reprodução, gravação, avanço ou retrocesso rápido.

Full-Range
Faixa completa de freqüência. É também o nome dado aos altos-falantes que pretendem responder a toda a faixa de áudio. 

Função Wide/Cinema
Recurso da câmera que permite gravar barras nas partes superior e inferior da imagem, deixando-a com as proporções de lagura de um filme de cinema.

G

Graves
Nome que se dá aos sons compreendidos entre 20 e 250Hz.

GSA
Gradiente Satellite Antena - "Mini" Antena Parabólica. O tamanho da antena pode variar de 42 cm à 150 cm de diâmetro de acordo com a região do Brasil. É importante ressaltar que a Gradiente possui a menor antena digital do mercado: a GSA 42. 

GSD
Gradiente Satellite Decoder. "Decodificador" para recebimento de sinal. É um equipamento que recebe os sinais digitais da antena e transforma áudio e vídeo gravados na forma comprimida em sinais que possam ser ouvidos através dos alto-falantes e vistos na tela da TV. 

Guia Eletrônico de Programação
Mostra todos os recursos disponíveis na própria tela da TV. Uma nova maneira de escolher programas. Através dele o assinante escolhe seu programa favorito até por categoria, como esportes, notícias e filme. É exibida também a grade horária com toda a programação da semana. O sistema Gradiente é o único que oferece a sinopse dos filmes. 

H

HDTV (High Definition TV)
TV de alta definição. É como se chama o novo sistema de transmissão de televisão, já adotado no Japão e nos Estados Unidos e que ainda está em fase de definição quanto ao padrão a ser adotado no Brasil. 

Hi-Fi Stereo
Reprodução do som com alta fidelidade. O videocassete Hi-Fi Stereo é ideal para a utilização em sistemas de Home Theater. 

High Speed Dubbing
Possibilita a cópia de fita para fita na metade do tempo normal.

Hi-Speed Zoom
Possibilita uma rápida aproximação dos objetos distantes durante o processo de filmagem. 

Home Theater
Em português, Cinema em Casa. Por Home Theater, entende-se a integração de produtos de áudio e de vídeo de alto desempenho, para levar até nossas casas o impacto e a emoção que se tem ao assistir um filme em uma boa sala de cinema. Um Home Theater Dolby Pro-Logic, por exemplo, é composto dos seguintes 
aparelhos:
- 2 caixas acústicas para os canais frontais (esquerdo e direito); 
- 1 para o canal central, 2 para o surround. Em um sistema composto de caixas tipo satélite ou bookshelf nos canais frontais e de surround é acrescentada mais uma caixa separada para a reprodução das baixas freqüências, chamada subwoofer;
- Receiver ou amplificador com processador Dolby Pro-Logic; 
- DVD e/ou videocassete Hi-Fi;
- Televisor, idealmente de 29" para cima, com som estéreo e resolução horizontal de 500 linhas ou mais. 

I

IC-Logic
Mecanismo controlado por microprocessador, onde, com apenas um leve toque de uma tecla do cassete-deck, aciona-se a função desejada (Rec, Play, Fast Forward, Review, Stop e Pause). Esse mecanismo permite o comando do cassete-deck também pelo controle remoto. 

Iluminação Automática Acoplada
Recurso que, ao detectar insuficiência de luz no ambiente, aciona, automaticamente, a lâmpada da câmera, permitindo uma filmagem perfeita e descomplicada. 

Impedância
Valor da resistência, expressa em ohms, à passagem de um sinal elétrico. Os alto-falantes possuem um valor nominal de impedância que deve ser coerente com o valor mínimo da impedância do amplificador ou receiver ao qual está ligado.

Index Search
Sistema que, através da marcação automática do início de cada segmento gravado na fita, permite a rápida localização dos trechos desejados. 

Intro Scan
Permite a audição dos primeiros segundos de cada faixa do CD. 

K

Karaoke
Recurso que permite a conexão de um microfone para se cantar em sincronismo com um acompanhamento musical. Esse recurso pode vir acompanhado das seguintes funções:
- Mic Mix: Controla o equilíbrio de volume entre o microfone e o som proveniente das fontes do aparelho, permitindo que se cante com a voz mixada ao som a fita, Cd, rádio ou aparelho externo.
- Pitch: Efeito que permite variações de tom para uma melhor integração entre a voz do cantor e o acompanhamento musical.
- Echo: Permite ajustar níveis de eco para a voz do cantor;
- Vocal Fader: Atenua o vocal original da música, ressaltando a voz de quem estiver utilizando o microfone. 

L

Laserdisc (LD)
Disco óptico de 12 polegadas contendo som e imagem. Pode ser considerado um predecessor do DVD. As imagens são gravadas através de um processo analógico e o som é digital, como no CD. 

LNBF
Ao receber os sinais do satélite, a antena parabólica concentra-os no seu ponto focal, onde encontra-se um conversor de freqüências e amplificador de baixos ruídos. Este amplificador é chamado de LNBF. A função deste aparelho é amplificar o sinal recebido e enviá-lo ao receptor/decodificador localizado na casa do assinante. 

Loudness 
Função que reforça automaticamente os graves (abaixo de 100 Hz) e os agudos (acima de 10 Hz) para compensar uma menor sensibilidade do ouvido humano a essas freqüências durante audições com baixo nível de volume. 

Lux
Medida da intensidade da luz. Quanto menor o número correspondente especificado para uma câmera de vídeo, maior é a sua capacidade de realizar filmagens de boa qualidade em ambientes mais escuros.

M

Medidor de Sinal do Satélite na Tela
Recurso que permite ao usuário medir a intensidade do sinal do Digital HomeSat na tela da TV. Desta forma, torna-se uma referência para ajustes de apontamento da antena ao satélite durante a instalação.

Mid Range
Alto-falante utilizado para reproduzir as freqüências médias (de 250 Hz a 6 kHz). 

Modem integrado
A interatividade do sistema é garantida pela conexão do receptor/decodificador a uma linha telefônica. Dessa forma, o fluxo de informações, como a utilização do Pay Per View, realiza-se com agilidade e precisão. 

Mono
Sistema de som com apenas um canal, ou seja, sem separação entre vozes e instrumentos. (Veja - Canal de Áudio.)

MP-3
O MP-3 (MPEG-1 Layer 3) é um formato de áudio digital de alta qualidade bastante usado na Internet. O grande atrativo do formato é que os arquivos MP-3 podem ser comprimidos até 1/12 do tamanho de um arquivo de som digital formato WAV (o mais comum para áudio digital).

MPEG-2 (de Moving Picture Expert Group) 
Sistema de compressão de sinais digitais de vídeo com a finalidade de obter um melhor aproveitamento do espaço disponível em uma memória ou meio de gravação (como o DVD), sem perda perceptível de qualidade. 

MPMan
O MPMan é um dispositivo de áudio tamanho "palm size" da Gradiente que não utiliza partes móveis para a reprodução de música, permitindo som de alta qualidade através do sistema de codificação MP-3. Em resumo, o MPMan é um reprodutor de áudio que não utiliza fitas ou CDs. 

Music Calendar
Mostra no display, na forma de calendário, o número de faixas contidas no CD, a faixa atual, as já reproduzidas e as restantes.

N

NTSC
Sistema de cor utilizado nos EUA. É importante ressaltar que 99% do mercado de fitas para locação é NTSC. (Veja - PAL-M.)

O

Obturador de Alta Velocidade
Através deste recurso, a velocidade do obturador da câmera é ajustada para captar nitidamente objetos em movimentos rápidos. Esta característica é ideal para a gravação de esportes ao ar livre ou outras cenas de ação. Quanto maior a indicação, mas rápida podem ser as cenas a serem gravadas. 

Opções de Idiomas
Recurso que oferece opções de legendas em português, espanhol e inglês (quando disponíveis). Permite que o usuário assista a programas internacionais em diferentes traduções e legendas. Ideal para quem quer praticar outros idiomas ou apenas acompanhar a trilha original do programa. 

P

Padrão MPEG2 DVD
Mais avançado sistema tecnológico de transmissão de imagem da atualidade. Elimina fantasmas e ruídos e proporciona som e imagem comparável à dos melhores videolasers.

PAG
Posto Avançado Gradiente. É uma rede de técnicos de manutenção credenciados formada por profissionais especialmente treinados e prontos para efetuar a manutenção do equipamento. 

PAL-M
Sistema de cor utilizado no Brasil. Como a maioria das fitas de vídeo estão gravadas no padrão NTSC, os videocassetes precisam ser compatíveis com os dois sistemas, como acontece com toda a linha de vídeo Gradiente. (Veja "NTSC".)

Parental Lock
Recurso que permite o bloqueio de determinado canal/disco, evitando que as crianças assistam a programações inconvenientes. 

Passivo
Circuito eletrônico que trabalha sem ser alimentado por energia. Ex.: divisor de freqüência passivo, subwoofer passivo, etc. 

Pay Per View
Sistema pelo qual o usuário escolhe eventos especiais, pagando apenas aquilo que deseja assistir. É como se o assinante tivesse uma locadora em sua casa com acesso total pelo seu controle remoto. 

PCM (Pulse Code Modulation)
Representação não comprimida, codificada na forma de números binários (0s e 1s), de um sinal de áudio. Nos CDs, cada segundo do sinal de áudio é dividido em 44.100 amostras de 16 bits. 

PIP (Picture in Picture)
Este recurso possibilita assistir a dois programas simultaneamente, sendo um na tela principal da TV e outro numa pequena tela. 

Pixel
A menor partícula de formação de uma imagem em vídeo. Uma maior quantidade de pixels indica melhor definição de imagem. No caso do DVD, a imagem é formada por 720 x 480 pixels. 

Plug & Play
Permite a sintonização dos canais de TV automaticamente, assim que o aparelho é ligado na tomada, bastando somente que a antena esteja conectada ao equipamento.

Potência
Unidade com que se mede a capacidade de amplificação de um equipamento. No caso das caixas acústicas, é a potência que a mesma pode suportar. A potência de áudio é medida em watts. A mais técnica, e que melhor reflete a realidade, é a potência RMS. 

Potência PMPO
Sob o nome de PMPO, existem várias formas não padronizadas de especificação de potência, sendo que nenhuma delas é reconhecida pelos organismos normativos nacionais e internacionais. A Gradiente também a utiliza nas especificações de potência dos seus produtos de áudio apenas para que os consumidores tenham algum parâmetro de comparação, por mais precário que seja, desses produtos com os da concorrência. 

Potência RMS
Sistema de medição de potência mais utilizado no mundo, que avalia a capacidade que tem um amplificador de sustentar potências contínuas, dentro de um determinado nível de distorção. As especificações de potência RMS são reconhecidas pelos organismos nacionais e internacionais.

Presets de Equalização
Realiza os ajustes de som, através de posições pré-programdas de fábrica, normalmente identificadas por nomes, como: Pop, Rock, Jazz, Classic e outros. 

Processador
Equipamento ou circuito eletrônico que exerce alguma modificação no sinal de áudio. Em home theater, faz a decodificação e a pré-amplificação. Em áudio profissional, pode realizar efeitos como compressão, expansão, delay e vários efeitos de ecos sofisticados. 

Program AE (Programação Automática de Efeitos Especiais)
Esta função torna possível a gravação com diversos efeitos especiais, que variam conforme o modelo de câmera, além de proporcionar uma excelente qualidade de imagem. Abaixo, exemplificamos algumas opções possíveis:
- SPORTS - Utiliza a alta velocidade do obturador para captar claramente as cenas de rápida movimentação. Este recurso é ideal para a gravação de corridas e outros esportes de ação rápida. 
- FOG - Deixa a imagem com aparência de neblina. 
- TWILIGHT - Perfeito para cenas filmadas ao ar livre e com luz fraca, como o entardecer, fogos de artifício e cenas de amanhecer.
- SÉPIA - Deixa a imagem com jeito de cinema antigo, recriando a aparência de um clássico de Hollywood.

Q

Quick Drive
Mecanismo que permite maior rapidez na passagem dos comandos de Stop. Rewind ou Fast Forward para Play, bem como no rebobinamento e avanço total da fita de vídeo.

Quick Guide
Permite interatividade em tempo real. Gera respostas muito mais rápidas no menu. 

Quick Review
Permite rever rapidamente os segundos finais da última gravação. 

R

Random
Permite que faixas e discos (no caso de alguns CD-Changers) sejam reproduzidos de forma aleatória. 

Receiver
Equipamento de áudio que integra receptor AM/FM, pré-amplificador e amplificador estéreo. Possui saídas para caixas acústicas e apenas entradas de áudio (toca-discos, CD, etc.).

Receiver A/V
Similar ao receiver, porém com entradas de vídeo e processador/decodificador Dolby Pro-Logic, Dolby Digital ou DTS. 

Reflexão do som
Propriedade físico-acústica que consiste no rebatimento da onda acústica quando ela encontra um obstáculo, como uma parede, por exemplo.

Relação Sinal/Ruído
Valor que quantifica em decibéis a proporção entre o sinal de áudio ou de vídeo e o ruído de fundo, como chiado (áudio) ou chuvisco (vídeo). Quanto maior o número, menor o ruído presente no sinal de áudio ou de vídeo.

Repeat
Função utilizada para repetir uma faixa, um disco, todos os discos (no caso de alguns CD-Changers) ou ainda faixas programadas.
Resolução Horizontal
Medida expressa em linhas e que representa o grau de nitidez das imagens gravadas ou reproduzidas por um equipamento de vídeo. Quanto maior o número de linhas, maior a resolução. Os televisores de Tela Grande da Gradiente, possuem altíssima resolução da imagem, sendo perfeitos para serem ligados, por exemplo, a um DVD. 

Retroprojetor
Aparelho de projeção em que o conjunto de tubos fica atrás da tela. O nome normalmente é dado aos televisores de grande porte, também chamados "TVs de projeção". 

Reverberação
Ato das ondas sonoras se refletirem nas superfícies e retornarem praticamente com a mesma energia, resultado numa sobreposição de vários sons com pequenas defasagens no tempo. O excesso de reverberação torna o som ruim.

RF (Rádio-Freqüência)
Nome dado aos sinais de rádio e de TV.

RIG
Rede de Instaladores Gradiente - É responsável por todo o processo de instalação da antena e do decodificador, prestando ao cliente um serviço de qualidade. O RIG possui cobertura nacional e oferece suporte técnico e operacional além de comercializar os equipamentos para o consumidor final.

Ruído
Nome dado às interferências, como os chiados, que comprometem a qualidade do som. Nos produtos de vídeo, refere-se as interferências visíveis na tela, como os chuviscos. 

S

Saída de Áudio Variável
Este recurso permite variar o nível de volume da saída de áudio do televisor através do ajuste de volume. Desta forma, você pode conectar um equipamento de áudio à TV e fazer os ajustes de volume através do controle remoto do televisor. 

Saída S-Vídeo
Saída especial de vídeo de DVD-players, LD-players e videocassetes S-VHS. Permite uma imagem com maior resolução e menos interferências do que a obtida através de uma saída de vídeo composto. Para aproveitá-la é necessário que o televisor tenha a entrada correspondente. Ver - Entrada S-Vídeo.

Saídas Component Vídeo 
Saídas especiais de vídeo, através de três tomadas tipo RCA, presentes em alguns modelos de DVD-players mais sofisticados. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permitem aumentar a resolução de imagem e a definição das cores quando comparadas com as obtidas a partir de uma conexão S-Vídeo ou de vídeo composto. Para aproveitá-las, é necessário que a TV tenha as tomadas de entrada correspondentes. (Ver - Entradas Component Video.)

Saídas Pré-Amplificadas
Tomadas de saídas de áudio como as encontradas em alguns receivers. Normalmente, utilizadas para serem conectadas a amplificadores externos com potências superiores às fornecidas pelo receiver.

SAP
Segundo canal de áudio, que permite a audição do idioma original de alguns programas. 
Satélite
Um satélite de comunicação é um repetidor de sinal localizado no espaço. Ele recebe o sinal que passa por um sistema de antenas, um receptor, um conversor de freqüência, um transmissor, um amplificador e depois é enviado de volta para uma determinada região da superfície terrestre. 

Scan
Nos tuners AM/FM, essa tecla permite a audição, durante alguns segundos de cada uma das emissoras. 

Search
Permite a localização rápida de um trecho desejado da fita ou da faixa do disco em reprodução. Nos tuners AM/FM, essa tecla pode servir para localizar passo a passo uma emissora de rádio. 

Sensibilidade
Indica o nível de pressão sonora, em decibéis, obtido a 1 metro de distância de uma caixa acústica quando ela é submetida a 1 watt de potência. Quanto maior o valor da sensibilidade, maior o rendimento da caixa acústica. 

Shuffle
(Veja - Random.) 

Sintonizador
(Veja - Tuner.)

Sistemas de Cor
(Veja - PAL-M e NTSC.)

Skip
Função que permite a seleção rápida do início das faixas de um disco ou a localização da emissora com freqüência acima ou abaixo da atual. 

SKY
É um serviço que utiliza a tecnologia mais avançada de transmissão via satélite para recebimento da melhor programação mundial, com qualidade digital de sons e imagens, 24 horas por dia. São os melhores canais de filmes, esportes, infantis, notícias e de informações. Oferece também serviços de última geração, como o Guia Eletrônico de Programação, canais mosaico, sistema Pay Per View, reserva de programas, autocensura e muitos outros. 

Sleep Timer
Função que programa o aparelho para desligar-se automaticamente, após determinado período de tempo. 

Smart Card
Cartão que acompanha o decodificador e que permite a habilitação do sistema.

Spectrum Analyser (Analisador de Espectro)
Mostra instantaneamente no display, através de barras correspondentes a cada uma das faixas de freqüência em que o equalizador está dividido, o conteúdo do sinal musical. Em alguns aparelhos, uma barra isolada mostra o nível geral de saída. 

SRS
Efeito desenvolvido pelos laboratórios da SRS para simular uma sensação de envolvimento ou surround com o uso de somente duas caixas acústicas.

Subtitles
Legendas de um filme. A maioria dos discos DVD produzidos para a Região 1 (Estados Unidos e Canadá) vêm com legendas em três idiomas (inglês, francês e espanhol), enquanto que os da Região 4 (Brasil) costumam ter legendas em inglês, português e espanhol. No entanto, podem existir discos com até oito idiomas, pois o formato permite essa capacidade. 

Subwoofer
Alto-falante ou caixa acústica destinada a responder freqüências sonoras extremamente baixas (abaixo de 150 Hz). Pode ser ativo, quando possui seu próprio amplificador, alojado no interior do seu gabinete, ou passivo, quando precisa ser alimentado por um amplificador externo.

Super-Woofer
Sistema de reforço de graves que trabalha numa faixa de freqüências abaixo do woofer e acima do subwoofer.

Surround
Em inglês, rodear, circundar, envolver. Efeito acústico conseguido normalmente através da ligação de quatro ou cinco caixas acústicas a um sistema de áudio, para fazer o ouvinte sentir-se envolvido pelo som. Os sistemas mais conhecidos de surround são o Dolby Pro Logic, o Dolby Digital e o DTS. Em alguns aparelhos, um efeito semelhante é conseguido eletronicamente com a utilização apenas das duas caixas acústicas frontais. (Veja Dolby Digital, Dolby Pro Logic, DTS e SRS.)

Synchro Dubbing
Recurso que permite fazer cópia de fita para fita sincronizando o início da gravação com o início da reprodução. 

T

Tela Azul
Recurso presente em televisores que permite trocar a tela com chuviscos, quando a recepção é muito ruim ou o canal está vazio, por uma tela azul. Ao mesmo tempo, o ruído de áudio é também eliminado. 

Tela Plana
Nome utilizado para definir os cinescópios sem curvatura, ou seja, que tendem fisicamente para um plano perfeito.

THX
Marca registrada da Lucasfilm para equipamentos de cinema e de home-theater, além de fitas de vídeo, discos LD e DVD. Identifica conformidade com os parâmetros por ela estabelecidos para utilização comercial. O objetivo é manter a maior consistência possível na qualidade sonora e de imagem, de tal maneira que os filmes sejam vistos e ouvidos da forma como foram idealizados pelos seus diretores.

Timer ON/OFF
Recurso de vários equipamentos que permite ligá-los e/ou desligá-los no horário desejado. 

Tracking Digital Automático
Este sistema permite eliminar automaticamente possíveis barras e "chuviscos" indesejáveis na imagem, proporcionando a melhor qualidade possível, mesmo com fitas alugadas. 

True Stereo
Som estéreo mais real e envolvente obtido através do adequado posicionamento das caixas acústicas da nova linha Impact. 

Tuner
Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital. 

Tuner AM/FM Analógico
Tuner do tipo convencional, onde a sintonia das emissoras é feita através do sistema de ponteiro e dial.

Tuner AM/FM Digital
Permite, através de teclas, a sintonia automática ou manual das emissoras de AM e FM, mostrando no display a freqüência de cada uma delas. Além disso, proporciona maior precisão e estabilidade no processo de sintonia do que os tuners analógicos. 

TV por assinatura SKY
É um serviço que distribui o melhor da programação mundial, mediante o pagamento de uma mensalidade.

Tweeter
Alto-falante utilizado para reproduzir as altas freqüências (agudos).

U

Up Link
Uma antena parabólica transmite os sinais da Terra para um satélite específico. Esta subida de sinal é o Up Link. A antena de recepção localizada no satélite capta estes sinais e os envia para circuitos específicos que os convertem para outra faixa de freqüência, são amplificados e retransmitidos para a Terra (ver Down Link). 

V

Velocidade de Gravação
Nos videocassetes, o processo de gravação de imagens pode funcionar em até 3 velocidades:
- SP (Standard Play) - gravação com duração de 2 horas;
- LP (Long Play) - gravação em 4 horas;
- SLP (Super Long Play) - gravação em 6 horas. A velocidade SP, a mais rápida, é padrão nas gravações em todo mundo, pois permite melhor qualidade de som e imagem. 

VHS (Video Home System)
Formato padrão de videocassetes domésticos. Hoje é o sistema mais utilizado no mundo.

VHS-C
Sistema de fitas compactas utilizadas em câmeras de vídeo e compatível com 95% dos videocassetes que existem no Brasil. Utilizando-se um adaptador do tamanho de uma fita VHS normal, que faz parte dos acessórios da câmera, é possível reproduzir as fitas gravadas pela câmera em qualquer videocassete VHS. 

Visor Colorido de Alta Resolução
Permite uma visão mais realista das cenas filmadas pela câmera.

W

Woofer
Alto-falante utilizado para reproduzir as baixas freqüências (graves).

X

X-Bass (Extra Bass)
Sistema que reforça as baixas freqüências, dando maior ênfase aos sons graves.

Vanderlei
4/11/2011 06:48:21 am

Esta aqui é a minha praia, hehehehe!

Reply



Leave a Reply.